Os estudantes da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foram surpreendidos pela informação de que a água do local estava contaminada com bactérias e coliformes, descobertos após uma análise laboratorial feita por uma professora da universidade. Com a informação, a Ufba interditou todos os bebedouros da unidade, localizada no bairro de Salvador.
Imagens divulgadas nas redes sociais por estudantes mostra um exemplo da qualidade da água do campus, ou melhor, da falta dela. Após acionar a torneira de uma pia do banheiro, a água que sai do encanamento é de cor amarronzada.
De acordo com a análise laboratorial, a água dos andares 4 e 7 da Politécnica tinha em sua composição Coliformes totais e Escherichia coli, que são indicadores de contaminação fecal, seja ela animal ou humana, que podem conter, por exemplo, salmonela e verminoses.
A Ufba, por meio de nota, informou que “em função da suspeita de contaminação da água de um ou mais bebedouros desta unidade, a direção adotou, imediatamente após a recomendação da SUMAI (Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura), a medida de descontinuar o consumo humano desta água, já tendo anteriormente encaminhado a realização de investigação com empresa credenciada para os testes necessários. Estamos também providenciando a lavagem dos reservatórios, o mais breve possível”.