Violinista baiano concorre com homenagem a Letieres Leite no 21° Festival de Música da Educadora

O violinista baiano Mário Soares lançou nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, a música “Antes de Você Partir”, composta em homenagem ao eterno maestro Letieres Leite. A música está nas plataformas de streaming e pode ser visto no Instagram do artista, @mariosoares86. A música concorre na categoria de Música Instrumental no 21º Festival de Música da Rádio Educadora, que premia os vencedores neste sábado, dia 9 de dezembro, na Concha Acústica do TCA.

“ “Antes de Você Partir” nasceu a partir de uma introspecção. Em 2015, eu tocava com Bell Marques e eram muitos shows e, entre esse corre-corre, eu peguei o violão e ela veio como se fosse um pedido de descanso do espírito, de conexão que eu queria e precisava fazer. Era algo intimista, como se fosse uma cura, uma conexão com o divino”, afirma o violinista.

Anos depois do nascimento desta composição, Mário decidiu fazer um EP e pensou que aquela música instrumental, que até então não tinha nome, deveria entrar nele. A música foi gravada e ele pensou em mostrar para o Maestro Letieres Leite.

“Uma semana depois disso ele partiu (27.10.21). Aquilo me deu um baque e deixou tudo com outra cara. Eu pensando em mostrar pra ele e ele se foi. Então, entendi que a música, que ainda estava sem nome, era dele, era para ele, por isso nomeei “Antes de Você Partir” ”.

Dessa forma, o artista une nesta música instrumental os alicerces fundamentais deixados por Letieres Leite em relação à musicalidade intuitiva aliada a uma pesquisa intensa baseada na música afro-baiana e afro-brasileira, no jazz, no arranjo e na improvisação.

“Com sua passagem em outubro de 2021, tive a sensação que todo mundo ficou órfão com essa partida sem qualquer aviso. Foi como se as coisas precisassem ser processadas, ditas, vividas sem muita demora. Fiquei impactado e entendi que “Antes de Você Partir” não era minha, era DELE”.
“Antes de Você Partir” têm instrumentação feita pelo próprio Mário e arranjo do músico multi instrumentista Felipe Guedes, e contou com os percussionistas Beatriz Sena e Tiago Nunes, com o pianista Bruno Aranha, além dos violinistas Francisco Roa e Filipe Vital, o violista Sergei e o violoncelista Thomaz Rodrigues.

MÁRIO SOARES é violinista, compositor e Mestre em Performance pela Universidade Federal da Bahia. Atua nos campos da Música Popular e da Música de Concerto. É violinista da OSBA desde 2007.