Interrupções e baixas tensões na rede elétrica afetam abastecimento de água nos municípios da região do Sisal

As sucessivas oscilações de tensão e interrupções no fornecimento de energia elétrica têm prejudicado a operação do sistema de abastecimento Pedras Altas/Sisal. Com o funcionamento das estações de bombeamento comprometido, o fornecimento de água vem ocorrendo com a oferta reduzida e com intermitência desde o dia 8 de abril em atendimento a cerca de 176 mil habitantes dos municípios de Mairi, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Quixabeira, Capela do Alto Alegre e Pintadas; Capim Grosso, Nova Fátima, Gavião, São Domingos, Valente, Ichu, Candeal e Pé de Serra, na região do Sisal.

Somente nos últimos 10 dias, foram registradas 09 ocorrências de falta de energia ou de fornecimento com baixa qualidade em estações, totalizando mais de 60 horas de interrupção, o que vem prejudicando intensamente o fornecimento de água na região.
A Embasa vem cobrando da Coelba/Neoenergia a regularização do fornecimento de energia elétrica em condições adequadas para o funcionamento do sistema de abastecimento de forma contínua.

Diferente da energia, o sistema de água leva tempo para voltar a atender os imóveis e regularizar o abastecimento, principalmente em períodos de maior consumo com o calor. A distribuição de água ocorre aos poucos, porque é necessário encher novamente os reservatórios e tubulações, para que a rede ganhe pressão e a água consiga alcançar os imóveis atendidos pelo sistema.

A Embasa orienta a população que mantenha o uso econômico da água ainda existente nos reservatórios domiciliares, até que seja possível retomar o abastecimento de forma plena na área atendida.