Operação na Gamboa fiscaliza construções irregulares e gera protesto de moradores

Uma operação conjunta na manhã desta quinta-feira (18/04) no bairro da Gamboa, em Salvador, gerou tensão e protestos por parte dos moradores. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.
Conforme apuração do Informe Baiano, o objetivo da ação é fiscalizar e coibir construções irregulares na localidade, que fica na região central da cidade e é conhecida por sua vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos.

Os moradores se revoltaram com a presença dos agentes e fecharam parcialmente a via em protesto, tentando impedir o avanço das equipes de fiscalização. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram gritos de indignação, confronto verbal e um forte aparato policial no local.

Representantes da comunidade reclamam da falta de diálogo prévio e alguns moradores alegam estar em situação de vulnerabilidade social. Também dizem não ter para onde ir caso tenham seus imóveis demolidos.

A Sedur informou, por meio de nota, que todas as construções alvo da operação estão em área de risco ou sem autorização legal, e que a ação tem respaldo técnico e jurídico. Disse ainda que busca preservar a segurança da população e coibir ocupações irregulares em áreas de preservação.

https://www.instagram.com/p/DIjOhMvu_MT/?igsh=MWYzbm95aTdvYzI4dQ==