Foto: Lucas Assis
Esperando cerca de 8 mil pessoas na Praça do Campo Grande, o Afro Fashion Day 2024 (AFD) está marcado para o dia 1º de novembro, abrindo oficialmente a programação em que se celebra a Consciência Negra em Salvador. Este ano, o maior evento de moda negra do Brasil ganha uma edição especial em comemoração às 10 edições do projeto. Os ingressos gratuitos para quem quiser acompanhar o desfile, previsto para às 19h, já estão disponíveis no Sympla.
O acesso do público será realizado exclusivamente pela entrada principal da praça (em frente ao Teatro Castro Alves) por meio da leitura de QR code, nos balcões de credenciamento que estarão montados no local. Antes do desfile, haverá uma programação – também gratuita, mas sem necessidade de retirada de ingresso – a partir das 11h, com a Feira da Sé, oficinas e atrações musicais.
O tema do AFD 2024 é “Música – Resgatando raízes e elevando vozes”. O desfile será dividido em três blocos: Percussão Ancestral, Festiva e Contemporânea. O público vai poder acompanhar as mais diversas exibições de moda, de acordo com a expectativa apresentada pelo jornal CORREIO, realizador do evento, honrando o intuito de dar visibilidade a modelos, estilistas baianos e designers negros ligados ao universo fashion.
Desde sua primeira edição, o Afro Fashion Day é um evento com entrada gratuita e tem sido um importante ponto de partida para grandes talentos baianos que desejam carreira de modelo, mas ainda esbarram nas dificuldades de acesso ao mercado. Sempre realizada em Salvador – cidade com maior população negra fora do continente africano, a iniciativa já recebeu nomes de peso em seus desfiles, assim como no público.
Personalidades como Margareth Menezes, Majur, Zebrinha, Márcio Victor e Tony Salles já desfilaram na passarela mais negra do país. Já Érico Brás, Larissa Luz e Maíra Azevedo já foram mestres de cerimônia do evento. Evaldo Macarrão, Marisa Orth, Luís Salém e Camilly Victória já prestigiaram o Afro Fashion Day da plateia.