Empresários e profissionais do trade turístico participaram, na segunda-feira (04), na sede do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Centro Histórico de Salvador, da capacitação sobre como tratar bem visitantes do segmento LGBTQIAPN+. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) foi em sintonia com a Semana da Diversidade, que segue até domingo (10), com ações conjuntas do Grupo Gay da Bahia ( GGB) e diversos órgãos estaduais.
O curso teve a condução da drag queen Petra Perón, coordenadora do Turismo LGBT+ da Setur-BA, que apresentou a nova cartilha desenvolvida pela secretaria, com boas práticas no atendimento a esse tipo de público. “É um conteúdo que abrange desde o conceito do segmento turístico, até questões como identidade de gênero, discriminação, legislação e as formas de tratamento adequadas”, explicou.
“Trabalho em um restaurante e estou aproveitando essa oportunidade para aprimorar os meus conhecimentos sobre como atender bem os clientes, respeitando as diferenças. Depois, poderei transmitir as informações para outros funcionários”, relatou a auxiliar administrativa Natália Gevegir.
Para o produtor de eventos Jamerson Silva, “ o curso é importante e estratégico para quem trabalha com turismo, para estar qualificado e corresponder a essa demanda que só tende a crescer, em um estado que já recebe muitos turistas LGBT+”.
Depois de Salvador, a capacitação da Setur-BA será oferecida em outros destinos baianos considerados gay friendly ( simpatizante), como Porto Seguro, Itacaré, Maraú, Cairu, Praia do Forte e Chapada Diamantina.